O projectoAs ÁguiasSeguimento à DistânciaNordeste TransmontanoRelatórios do Projecto
Leia o nosso Diário de Bordo Home PageContactosLinksPostais VirtuaisNewsletterFAQMapa do Site  


FAQ

1) Como surgiu a ideia de fazer o seguimento via satélite destas aves?
A ideia de fazer esta pesquisa científica acerca das deslocações e comportamento das aves juvenis da Águia-real e da Águia de Bonelli, surgiu da necessidade de obter informação acerca das ameaças que afectam essas espécies durante o período de dispersão, com especial incidência relativamente às interacções com as linhas de distribuição e transporte de energia eléctrica. Refira-se que a fase de dispersão corresponde aos primeiros 3-4 anos de vida durante o qual as aves são essencialmente “divagantes” e consequentemente mais vulneráveis aos factores de ameaça.

Porque foi escolhido este método?
Foram utilizados este tipo de emissores via satélite por fornecerem dados pormenorizados e rigorosos, à distância e durante um periodo largo de tempo, acerca das movimentações das aves, garantindo por outro lado que não houvesse interferência com o normal comportamento das aves.

Quantas aves já foram seguidas?
Até Dezembro de 2005 foram estudadas 3 águias reais (o Eletrão, o Pólo e a Faísca) e 4 águias de Bonelli (a Luz, o Neutro, o Condutor, a Turbina). Pretende-se estudar mais 2 águias de Bonelli a partir de 2006.

A colocação do equipamento emissor prejudica a actividade normal da ave?
Tendo em conta que o equipamento utilizado não ultrapassa os 5% do peso da cada ave, mas também pelas características do sistema de fixação e pelo facto de termos recorrido a um técnico espanhol experimentado e especializado na captura e manipulação de espécies silvestres, consideramos que o método escolhido não afectou negativamente as aves estudadas. Os dados fornecidos posteriormente confirmaram não ter havido quais quer problemas nas aves.

Qual a estimativa de duração do estudo de seguimento?
Considerando que não haja acidentes ou avarias, estima-se que o equipamento utilizado (PTTs da firma norte-americana Microwave Telemetry) dure 3 anos no mínimo.