O projectoAs ĮguiasSeguimento à DistânciaNordeste TransmontanoRelatórios do Projecto
Leia o nosso Diário de Bordo Home PageContactosLinksPostais VirtuaisNewsletterFAQMapa do Site  


Seguimento via Satélite

Descrição do Equipamento

Este estudo baseia-se na utilização de um equipamento rádio transmissor (Platform Transmitter Terminals - PTTs) produzido pela Microwave Telemetry, disponível nos dois modelos seguintes:

  • PTT-100, 45g Solar Argos/GPS), e utilizado nos juvenis de Águia de Bonelli, a partir de Junho de 2004.
  • PTT-100, 70g Solar Argos/GPS), utilizado nos juvenis de Águia-real em 2003, já descrito no primeiro relatório de progresso;

Cada um destes aparelhos (os dois modelos apenas diferem no peso dos seus componentes, pois as capacidades e funcionamento são iguais), está especialmente preparado para ser instalado (“back-pack”) na região dorsal de aves de grande porte, como de uma mochila se tratasse, sendo composto por um emissor via satélite (sistema ARGOS), um pequeno aparelho GPS (Global Positioning System) de 12 canais, um microprocessador, e um painel solar e bateria que abastecem de energia os restantes equipamentos. Devido a esta diversidade de funções e principalmente pela capacidade de obtenção de informação geográfica de elevada precisão esta tecnologia está considerada como a mais moderna ao serviço de estudo de fauna (para mais informações consultar a página da Internet www.microwavetelemetry.com).

Dependendo da quantidade de carga armazenada na bateria, o funcionamento deste equipamento inicia-se com a captação de dados, de hora a hora, por parte do pequeno GPS sobre localização geográfica, velocidade, altitude, direcção, que por sua vez são recolhidos no microprocessador. O PTT dispõe também de sensores de temperatura, carga da bateria e actividade, e possui um emissor destinado à obtenção de localizações geográficos através do método convencional, todos estes parâmetros são igualmente determinados de hora a hora.

De 48 em 48 h toda essa informação é transmitida pelo PTT para os satélites meteorológicos NOAA, sendo reenviada para a ARGOS onde é processada e convertida em ficheiros digitais que são enviados via Internet para o responsável pelo PTT, neste caso o ICN.

Refira-se que o volume de dados recebidos e a periodicidade da sua recepção dependem directamente da carga armazenada na bateria que é directamente proporcional à quantidade de luz solar captada pelo painel. Contando com o funcionamento normal do equipamento e a completa sobrevivência dos indivíduos marcados, o radio-seguimento durará um período não inferior a 2 anos, não sendo conhecido o seu tempo máximo de vida.

 

Este estudo recorreu a um equipamento denominado de Platform Transmitter Terminals (PTT-100, 70g Solar Argos/GPS, produzidos pela Microwave Telemetry), ver descrição das suas características na Tabela 1, especialmente preparado para fixação como mochila (“back-pack”) na região dorsal de aves de grande porte. Cada PTT é composto por um emissor via satélite (sistema ARGOS), um pequeno aparelho GPS (Global Positioning System) de 12 canais, um microprocessador, uma antena, e um painel solar e bateria que abastecem de energia os restantes equipamentos. Por esta multifuncionalidade e principalmente pela capacidade de obtenção de informação geográfica de elevada precisão esta tecnologia está considerada como a mais moderna no estudo da fauna à distância (para mais informações consultar a página da Internet (www.microwavetelemetry.com).

Dependendo da quantidade de carga armazenada na bateria, o funcionamento deste equipamento inicia-se com a obtenção de dados, de hora a hora, por parte do pequeno GPS sobre localização geográfica, velocidade, altitude, direcção, que por sua vez são recolhidos no microprocessador. O PTT dispõe também de sensores de temperatura, carga da bateria e actividade, e possui um emissor destinado à obtenção de localizações geográficos através do método convencional, todos estes parâmetros são igualmente determinados de hora a hora.

De 48 em 48 h toda essa informação é transmitida pelo PTT para os satélites meteorológicos NOAA, sendo reenviada para a ARGOS onde é processada e convertida em ficheiros digitais que são enviados via Internet para o responsável pelo PTT, neste caso o ICN.

Refira-se que o volume de dados recebidos e a periodicidade da sua recepção dependem directamente da carga armazenada na bateria que é directamente proporcional à quantidade de luz solar captada pelo painel durante o período correspondente. Contando com o funcionamento normal do equipamento e a completa sobrevivência dos indivíduos marcados, o seguimento durará um período não inferior a 2 anos, não sendo conhecido o seu tempo máximo de vida.

 

PTT-100 70 Gram Argos/GPS Specifications

 

PHYSICAL SPECIFICATIONS FOR 70g ARGOS/GPS SOLAR TRANSMITTER:

Dimensions: L 3.9" (98) x W 1.4" (34) x H 0.97" (24) ( mm) *

Weight: 68-75 grams

* Antenna and harness mounting tubes not included in these dimensions.

Antenna: Hard nylon coated flexible stranded marine grade stainless steel, 7.0" (180 mm) long, protruding from the back edge of the transmitter 45 degrees to the bottom face.

 

 

PTT-100 70 Gram Argos/GPS Specifications

Construction: the housing is constructed from an epoxy glass reinforced lightweight composite material, plated on the inside with a contiguous metal coating. The final seal is a metal to metal solder. The unit is therefore hermetically sealed and remains so during changes in temperature and humidity.

 

General Electrical Specifications:

Operating frequency: 401.650 MHz ± 36 kHz
Power output: 22dBm ± 2dB
Output impedance: 50 ohms
Modulation Tri Phase PSK:± 1.1 Rad ± 0.1 Rad
Quiescent current: <3µA
Spurious emissions: -45 dB
Transmission interval: 45 to 120 sec **
Supply voltage: 3.6-4 volts
Dimensions (electronic unit only): 1.90" (48) x 0.65" (17) x 0.28" (7) (mm)
Weight (electronic unit only): 3.5g
Operating temperature range: -15 to 45 Deg C **

** This can be optimized for your requirements at time of manufacture.

 

Sensors: The 70g GPS solar transmitter comes complete with sensors to measure temperature, its own battery voltage and animal activity, as well as a twelve channel GPS receiver that senses position, altitude, heading and speed.

 

 

PTT-100 45g GPS Specifications

 

Physical Specifications for 45g GPS Transmitter:

Dimensions: L 3.30" (84) x W 1.15" (29) x H 0.82" (20) (mm) *

Weight: 45 grams

* Antenna and harness mounting loops not included in these dimensions.

Antenna: Hard nylon coated flexible stranded marine grade stainless steel, 7" (178 mm) long, protruding from the back edge of the transmitter 45 degrees to the bottom face.

 

PTT-100 45g GPS Specifications

Construction: The housing is constructed from a lightweight glass-reinforced epoxy composite material, plated on the inside with a continuous metal coating. The final seal is a metal-to-metal solder. The unit is therefore hermetically sealed and remains so during changes in temperature and humidity.

 

  General Electrical Specifications:

Operating frequency: 401.650 MHz ± 36 kHz
Power output: 200mW output is standard ***
Output impedance: 50 ohms
Modulation Tri Phase PSK: ± 1.1 Rad ± 0.1 Rad
Quiescent current: <3µA
Spurious emissions: -45 dB
Transmission interval: 45 to 120 sec**
Supply voltage: 3.6 - 4 volts
Operating temperature range: -15 to 45 Deg C

 

Sensors: The 45g Argos/GPS transmitter comes complete with sensors to measure temperature, its own battery voltage and animal activity, as well as a twelve channel GPS receiver that senses position, altitude, heading and speed.